Está dando o que falar...

Matéria na TV Gazeta em 1º de outubro de 2013: http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/grande-vitoria/v/es-e-destaque-no-assunto-crianca-na-escola/2860718/

Notícia no jornal A Gazeta em 18-02-13

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1403947-depredacao-em-23-das-escolas.html

Esta notícia foi publicada ontem, dia 31 de maio, na página da SEDU ES:

Companhia de teatro é atração na escola Maria Ortiz

31/05/2012 - 12:14
A arte teatral movimentou os estudantes da Escola Estadual Maria Ortiz, localizada em Vitória, onde foi promovida a apresentação da peça “O Pastelão e a Torta”, da Companhia Estadual de Artes Cênicas Falgozes.

A história narra a saga de dois mendigos, Julião e Balandrot, que se aventuram em busca de um pastel e uma torta. A trama é composta por um roteiro que envolve muita música e comédia.

Após a apresentação, os atores promoveram um debate sobre a fome e desigualdade social. O diretor da unidade, Alex Zorzal, considera que atividades como essa contribuem muito para o aprendizado dos alunos. “O teatro é uma forma de expressão artística que auxilia na reflexão de temas sérios, como o tratado na peça”, argumentou.

A estudante Tayara Viana da Conceição, 15 anos, afirmou que a encenação contagiou todos os estudantes. “Gostei muito da história, principalmente de como eles tratam um assunto tão sério de forma divertida”, elogiou.
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Hoje, dia 21 de maio de 2012, foi publicada esta notícia na página da SEDU ES:

“Projeto Circo” resgata cultura circense na Escola Maria Ortiz

21/05/2012 - 12:03
Promover o resgate da cultura circense foi o que levou a Escola Estadual Maria Ortiz, em Vitória, a desenvolver o “Projeto Circo”, que envolveu as disciplinas de Artes e Educação Física.

O primeiro passo foi a realização de pesquisas sobre a história do circo e os elementos que compõem o espetáculo, como o humor, malabares, palhaços, acrobatas, coreografias e música. Os estudantes também estudaram a nova diretriz que proíbe a participação de animais nas apresentações circenses.



A consolidação do projeto se deu com a elaboração de um espetáculo. Diante da proposta do circo tradicional, regado de muito humor, dança e música, os estudantes apresentaram, entre os dias 11 a 17 de maio suas produções artísticas.

A professora de Artes, Beatriz Rabello, ressalta que houve muita dedicação por parte dos estudantes na preparação para o espetáculo. “Os alunos estiveram caracterizados, cada qual de acordo com o seu papel, com roupas e pinturas específicas”, afirmou.

O projeto é realizado pelo terceiro ano consecutivo e, segundo a professora, vem aproximando os estudantes da cultura do circo, pois muitos deles nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo. “O objetivo é despertar a atenção para a cultura circense, além de possibilitar

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Hoje, dia 02/04/12, esta notícia abaixo foi publicada no sítio da SEDU.
Alunos de escola de Vitória visitam feira de produtos orgânicos 
02/04/2012 - 11:37
A Escola Estadual Maria Ortiz, em Vitória, realizou com os alunos do ensino médio uma visita à feira de produtos orgânicos na Praça do Papa, na Enseada do Suá. A feira é realizada todas as quartas-feiras das 17h às 21 horas. 

De início os alunos desenvolveram em sala de aula o tema "Alimentação Orgânica". Para entender na prática, as turmas visitaram a feira e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do homem do campo e a importância da agricultura familiar.
   


Ao chegar à feira, os alunos realizaram uma pesquisa com os agricultores e frequentadores do local sobre o consumo de produtos orgânicos. A partir dos resultados, os estudantes desenvolveram em sala relatórios com as conclusões obtidas. 

Os alunos ainda compraram alimentos orgânicos e levaram para casa a fim de explicar aos familiares a importância do consumo dos produtos. No dia seguinte, os alunos levaram para a escola e preparam uma sopa com o auxílio dos funcionários da unidade.

De acordo com o diretor, Alex Zorzal, essa experiência foi muito importante para a consciência diante das alternativas possíveis de ter uma boa relação com a saúde e o meio ambiente. “Além de conhecerem o trabalho do campo, os alunos entenderam como é importante o consumo desses produtos”, explicou o diretor.







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Hoje, dia 13/12/11, esta notícia abaixo está na manchete do sítio da SEDU.
Nossos agradecimentos e parabéns às professoras Mariana e Pâmela (Geografia).

Alunos produzem jornais para
debater royalties e petróleo

12/12/2011 - 16:00

Para debater a questão dos royalties também na sala de aula, alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Maria Ortiz, em Vitória, produziram jornais sobre a temática. No material, é possível ler reportagens, ver fotos, se divertir com charges e até o horóscopo foi lembrado para abordar os temas royalties e petróleo.
O projeto foi desenvolvido por duas professoras de geografia, que levantaram debates e incentivaram a pesquisa sobre o assunto. “Por causa do vestibular e do Enem precisamos discutir da produção do petróleo até as questões políticas que envolvem o tema. Porém, este ano, devido ao intenso debate envolvendo os royalties e o nosso Estado, resolvemos intensificar esse trabalho”, explica a professora Pâmela Carla Ribeiro.
As turmas foram divididas em grupos e no total, foram produzidos 17 jornais, totalmente voltados para o assunto trabalhado. “Os alunos pesquisaram muito e hoje eles discutem e têm argumentos consistentes para defender sua posição”, afirma Pâmela.
Para a professora Mariana Sampaio, a produção do material foi uma maneira de proporcionar mais liberdade à escrita do aluno. “Nós pudemos ver a opinião deles, explorando outros aspectos do conhecimento e outras habilidades. Alguns alunos produziram charges, horóscopo, jogos, fizeram pesquisas na escola e no bairro, classificados, artigos de opinião, tudo relacionado ao petróleo”, contou.
“Pude perceber que eles ficaram mais seguros em relação à opinião, não reproduzindo o que viam e liam nos noticiários, além de descobrirem muitas coisas que ainda não conheciam sobre o tema”, afirmou Mariana.


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Matéria que foi publicada no sítio da SEDU em 25/11/2011:

Seminário na Escola Maria Ortiz discute patrimônio histórico
25/11/2011 - 12:15
Os alunos da Escola Maria Ortiz, de Vitória, estão planejando um seminário para discutir a importância da preservação de patrimônios históricos. O evento será resultado de uma viagem cultural nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais consideradas patrimônio pela Unesco.

O passeio no estado mineiro e o estudo da preservação e valorização também foi motivado por um fator histórico: o prédio em que a escola funciona é centenário e traz em sua arquitetura diversos fatores da história do Espírito Santo.

No seminário, os alunos dividirão suas experiências e descobertas com a viagem a Minas Gerais. Lá, eles conheceram a cultura barroca em suas manifestações artísticas na pintura, arquitetura, escultura e literatura, e também visitaram o museu de Mineralogia e conheceram de perto o funcionamento de um observatório astronômico.

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Para o diretor da escola, Alex Zorzal, a viagem também proporcionou novas experiências para os alunos. “Eles puderam sentir e assimilar melhor todo o período social, político, econômico, histórico e artístico da região. Com o seminário, poderão compartilhar isso com os colegas”, ressalta.

O diretor também afirma que o saldo da viagem foi muito positivo e os alunos saíram com a consciência do valor da preservação do patrimônio. "O contato da escola Maria Ortiz com cidades como Mariana e Ouro Preto favorece a tomada de consciência da preservação do prédio onde fica nossa escola, que é tombado como patrimônio histórico, já que nessas cidades há a cultura de se preservar a memória. É um exemplo que pode servir como referência para todos nós."

Para Davi Batista Ambrozio, aluno da escola que participou da viagem cultural, a expedição significou a descoberta de novas possibilidades de conhecimento além dos limites da escola. “Eu gostei muito do passeio extra-campo, conheci muitas pessoas, vários lugares diferentes. Além disso, vamos poder mostrar a outros colegas, através do seminário, o que nos fizemos o que conhecemos fora da escola.”