Normatização interna



Escola Estadual de Ensino Médio “Maria Ortiz”

Normatização interna para os alunos da Escola.

As abordagens abaixo são complementares ao Regimento Comum da SEDU, sendo refletidas e definidas pelo Conselho de Escola no dia 04 de fevereiro de 2013, havendo o acolhimento e a concordância dos pais e das mães presentes no encontro do Dia da Família na Escola em 22 de fevereiro de 2013.
·        1- O aluno deverá sempre comparecer na Escola devidamente uniformizado: blusa e bermuda, próprias do uniforme, e, caso seja necessário, calça e saia jeans azul escuro (o jeans preto, branco ou de outra cor e tonalidade não é componente do uniforme), “básica”, sem bordados, “strass”, rasgados, correntes, franjas, pinturas etc. O tamanho da bermuda ou da saia para as meninas deve ser no joelho. O calçado a ser usado é o tênis ou outro tipo de calçado totalmente fechado.
·        2- O aluno deverá estar presente na escola sempre, no mínimo, com 15 minutos de antecedência ao horário para o início das aulas: Matutino: 7h e Vespertino: 13h, podendo usar, eventualmente, 10 minutos de tolerância. Os atrasos, além dessa tolerância, são normatizados da seguinte forma:
- Após os 10 minutos de tolerância, os alunos terão acesso à sala de aula somente no 2º horário. Todos os atrasos além da tolerância dos 10 minutos serão devidamente registrados e contabilizados.
- No terceiro atraso, os pais serão convocados à escola para assinarem um termo de conhecimento e compromisso diante da situação.
- No quinto e no sexto atraso, o aluno somente entrará na escola acompanhado do seu responsável legal, ocorrendo assim os devidos registros, nos quais será mencionada a  impossibilidade do atraso pela 7ª vez. Caso isso ocorra, o mesmo retornará para casa sobre sua monitoria. Então, deverá, por parte dos pais, haver o empenho e atenção para que seu filho esteja na Escola todos os dias pontualmente.
- Em situação de anormalidade do trânsito que dá acesso à escola, como acidentes graves, passeatas e inundações, a escola estará aberta aos alunos em qualquer horário sem a contabilização de atrasos.
·        3- É importante que haja a devida organização das carteiras em sala de aula. As mesmas deverão estar sempre em filas e viradas para frente do quadro, sendo que na ausência de muitos alunos, os presentes devem ocupar as da frente, tendo cada fila um número aproximado de alunos. O aluno não deve ficar em situação de isolamento no “fundão” da sala.. Dependendo da modalidade da aula, o professor poderá organizar a sala de outras maneiras, mas ao término do seu horário deverá deixar a sala no “modo padrão”.
·        4- O uso de boné não é permitido em nenhum espaço da unidade escolar.
·        5- Não é permitido aos professores e alunos sentarem em mesas.
·        6- O uso do celular e demais aparelhos sonoros, pode ocorrer somente no pátio, com o fone de ouvido e jamais na modalidade de auto-falante, em momentos de recreio ou em término antecipado de provas. Sendo excluído totalmente o uso em sala de aula e nos corredores. Em sala de aula, esses aparelhos devem estar guardados em bolsas, desligados ou no silencioso. Em caso de uso desses aparelhos em desconformidade com as regras acima, os mesmos serão recolhidos e entregues somente ao responsável legal.
·        7- Não é permitida a ausência da sala de aula de dois ou mais alunos ao mesmo tempo, salvo quando houver solicitação da coordenação ou direção. Em momentos de aulas expositivas, somente em caso de emergência. Nos intervalos entre as aulas , quando o professor chegar à sala de aula, todos os alunos deverão estar presentes. Nesse momento não é permitido ida ao banheiro, ao bebedouro, corredor ou qualquer lugar fora da sala de aula. Faltando 5 minutos para o término de cada aula, o professor não poderá permitir a saída de nenhum aluno, pois o mesmo poderá não ter o controle sobre o seu retorno. Não são permitidas essas saídas nas 1ª e 4ª aulas.
·        8- Ao sair da sala de aula, o aluno não poderá parar nas portas das outras salas e nem ter outro procedimento que não seja o autorizado pelo professor.
·        9- O porte e uso de corretivos não é permitido na escola, pois o mesmo não pode ser usado na prova do ENEM, vestibulares e concursos, além de ser um meio de pichações e intervenções indevidas no prédio escolar.
·        10- É proibido ao aluno se ocupar, durante as aulas, com qualquer atividade alheia.
·        11- Os alunos, dispensados da sala pelo professor por questões disciplinares, deverão ser encaminhados diretamente à sala da coordenação e aguardar atendimento.
·        12- Somente profissionais da Escola e o representante de turma têm autoridade para encaminhamentos a serem tomados pelos alunos.
·        13- A locomoção dos alunos nos espaços da escola deverá ocorrer de forma discreta nos movimentos e no tom de voz.
·        14- Em dias de Avaliação, o aluno poderá entregar a prova e ser dispensado da aula somente após os 40 minutos de aula.
·        15- Os alunos poderão somente adquirir merenda na cantina, nos momentos de recreio ou em término antecipado de provas.
·        16- Não é permitido comer em sala de aula.
·        17- Não é permitido festas e atividades com comidas e bebidas na escola, salvo os eventos deliberados pelo Conselho de Escola..
·        18- Não poderá ocorrer entrega de flores, por floriculturas, a alunos(as) e, também, serviço e carros de mensagens.
·        19- Caso aconteça a ausência de um professor (aula vaga), o tempo dessa aula será cumprido em sala ou em algum outro espaço com atividades encaminhadas pela coordenação ou pelo setor pedagógico, que orientará os representantes de turma para os devidos procedimentos. A saída de alunos, nessa situação, para beber água ou ir ao banheiro será monitorada por esses representantes, levando-se em conta que somente um aluno poderá se ausentar de cada vez para ir ao banheiro ou para beber água. Simultaneamente, poderá haver a saída para ir à biblioteca (solicitar ou entregar livros) ou para procedimentos junto à secretaria de mais um aluno para cada um desses procedimentos.
·        20- O aluno deverá solicitar atendimento na secretaria e na biblioteca somente nos momentos de aula vaga e no recreio, assim como na chegada e saída da escola.
·        21- É de responsabilidade do aluno a guarda e a conservação de todo e qualquer bem material portado por ele.
·        22- Qualquer dano material causado pelo aluno ao patrimônio da Escola será ressarcido pelo mesmo ou pelo responsável legal, caso o aluno não tenha maioridade.
·        23- É proibida a venda de qualquer produto no recinto escolar.
·        24- Os alunos, durante as aulas no LIEDs, deverão deixar suas bolsas na proximidade da porta.
·        25- Não estando ocupados por aula, os LIEDs podem ser frequentados por alunos, para consultas breves e inscrições em eventos educacionais, sem a presença de um professor, mas autorizados pela coordenação num tempo máximo de 15 minutos para consultas e procedimentos breves, sendo que, nessa situação, não poderá haver mais de cinco alunos nesse espaço.
·        26- Não é permitida a entrada de alunos na sala dos professores.
·        27- Todos os recursos da escola (TV multimídia, data show, DVD etc.) devem ser requisitados e utilizados somente pelos professores.
·        28- O auditório deverá ser reservado para apresentações de atividades planejadas e desenvolvidas por uma determinada área de conhecimento. A preparação e ensaios desses procedimentos deverão ser evitados nesse espaço. Não será permitido que os alunos fiquem sozinhos nesse local.
·        29- A presença do aluno no contraturno para atividades na biblioteca, agendada previamente por um professor, deverá ocorrer com o uso completo do uniforme.
·        30- O aluno poderá participar de atividades fora da escola somente com autorização dos pais, exceto nas atividades da cidade alta.
·        31- O aluno que se ausentar da escola em dia de prova e/ou apresentação de atividade por motivo de doença ou falecimento de um familiar, deverá apresentar o documento que justifique sua falta (atestado médico, de óbito ou outro com validade legal), a fim de garantir a oportunidade de realizar a avaliação numa outra data. No primeiro dia de presença após o período de falta, o aluno deverá apresentar o documento aos professores das aulas não comparecidas e solicitar a assinatura dos mesmos. Por fim, o aluno deverá entregar o documento ao setor pedagógico.
·        32- A Lição de Casa contribui, de maneira decisiva na construção do conhecimento. Diariamente, o aluno deverá reservar um período de no mínimo duas horas diárias para a realização das atividades e revisões de conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário